A idéia de criar um blog era antiga, agora em um momento mais tranqüilo de minha vida, desejo me dedicar um tempo a esse cantinho aqui na net, onde pretendo expor minhas idéias e experiências, que adquirir nesses 15 anos em que viajo de motos. Gostaria de tornar esse blog um espaço democrático, para uma troca de idéias de maneira bem franca e direta, principalmente ligado as grandes viagens motociclistas. Um forte abraço
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Viagens de longa duração 2
Algumas pessoas dizerem que é bobeira planejar uma viagem, pois tudo muda na estrada e acabam acontecendo de maneira diferente do planejado. Bem, eu concordo em parte, pois realmente nein tudo funciona, porem reconheço que a maior parte do que planejamos é “batata” bate certo com o que antevemos. Não organizar ou antever problemas pode custar muito caro a um viajante sem destino, exemplo: postos de gasolina, hospedagens, custo do turismo (Ficar sem gasolina, não encontrar um hotel barato, levar calotes ao fazer turismo). Porem apesar de planejar ao Maximo, eu não deixo de carregar comigo minha velha barraca e algo para saciar a fome, afinal planejamento não e tudo, agora desorganização para min não é nada.
.
Cito o exemplo de minha viagem, onde criei um cronograma em que dividi em 8 meses as etapas a serem seguidas.
CRONOGRAMA
Meses Atividades
1º mês Planejamento de roteiro,
2º mês Planejamento de roteiro,
3º mês Planejamento de roteiro,
4º mês Documentação, preparação pessoal.
5º mês Documentação, preparação pessoal.
6º mês Preparação pessoal, Preparação de veiculo e equipamentos.
7º mês Preparação pessoal, Preparação de veiculo e equipamentos.
8º mês Verificação de recursos, documentação e Veiculo, PARTIDA
Plano de ação
Planejamento de roteiro
Como um bom filme, uma boa viagem precisa de um bom roteiro, O roteiro dessa viagem foi centrada na cultura inca, representada aqui pela cidade de Machu Picchu, ponto final da viagem. Definida esse ponto, foi traçado um roteiro com ajuda pessoal de motociclistas experientes, bem como pesquisas em mapas, programas de navegação GPS e internet.
O planejamento e o detalhamento do roteiro levaram em conta diversos fatores: disposição física do condutor, características da estrada, custos de hospedagens, custos de alimentação, apoios, manutenção do veiculo, bem como questões burocráticas (fronteiras) e outras. Devido a esse fato e de se observer a diferença nas quilometragens diárias.
Documentação e procedimentos
Aquisição de passaporte, carta verde (seguro obrigatório veicular), vacinação contra febre amarela (obrigatória em alguns paises), habilitação internacional (obrigatória Chile), curso básico de espanhol (acabei na fazendo).
Captação de recursos
Durante os 8 meses, através de meios próprios (venda de camisetas), bem como a busca de patrocínio e ajudas de custo, foi realizado a captação de recursos (dinheiro) a fim de garantir a possibilidade do projeto.
Preparação pessoal
A preparação pessoal inclui, exercícios aeróbicos (caminhas e corridas) visando dentre tantos benefícios a melhora da capacidade cardiopulmonar, imprescindível para região de alta altitude dos previstas no caminho.
Preparação de veiculo e equipamentos.
A preparação do veículo é feita de uma maneira sistemática a fim de prever eventualidades na parte mecânica. Adaptação de bolsas e alforjes para acomodação de bagagem. Aquisição de ferramentas e equipamentos complementares para camping e de uso pessoal
Um grande abraço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
hola amigazo!!!! soy ruben insfran de Formosa Argentina- como va todo!!! agenda mi mail: rubend717@gmail.com espero tu respuesta
ResponderExcluirSaudades e boas lembrancas de Formosa, grandes hermanos FENIX
ResponderExcluir